Quaresma e abertura da campanha da fraternidade 2012, na quarta-feira de cinzas.

Quarta- feira de cinzas | Fotos: Joel Barros

A Quaresma é o tempo em que a liturgia da Igreja convida os fiéis a se prepararem para a Páscoa, mediante a conversão, com práticas de oração, jejum e esmola. E é justamente na Quarta-Feira de Cinzas, que acontece um dos principais eventos da Igreja Católica no Brasil, o lançamento da Campanha da Fraternidade.

A Campanha da Fraternidade está na sua 49ª edição, e seu principal objetivo é despertar a solidariedade das pessoas em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos e apontando soluções; mobilizando todas as comunidades católicas do país e procurando envolver outros segmentos da sociedade no debate do tema escolhido.

O objetivo geral, citado no texto, é refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde.

(Maria Emília Marega)

Dom Luís Ferrando Bispo da diocese de Bragança abriu nessa, quarta-feira de cinzas, ás 18h00 na Igreja Nossa Senhora do Rosário, a campanha da fraternidade 2012, sob o tema “Fraternidade e a Saúde Publica”. Padre Nelson Magalhães, Padre Gilsomar e Padre Gerenaldo estiveram presentes na celebração.

Dom Luís chamou a atenção para a corrupção no Brasil e disse que o desfio de dinheiro é a uma das causas da péssima saúde publica, e ressalta, se o Sistema Único de Saúde (SUS) for levado a sério, será exemplo para ao mundo. As cinzas foram distribuídas após a benção final.

PROGRAMAÇÃO DA QUARESMA – PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.

caminhadas penitenciais; todas as sextas-feiras, ás 5:30h. haverá caminhada penitencial, saindo da Catedral em direção a um bairro, encerrando com a Santa Missa ás 6hs da manhã.

O roteiro das caminhadas é o seguinte:

24 de fevereiro – para as comunidades São José e Santo Antonio no bairro do Alegre.

02 de Março – para as comunidades São Pedro e São Geraldo Magela – CRAS.

09 de Março – para o hospital Santo Antonio Maria Zaccaria. sob a responsabilidade das quadras A,B e C.

16 de Março – para o hospital Geral. sob a responsabilidade da comunidade Santa Rita de Cássia.

23 de Março – para o hospital das Clínicas. sob a responsabilidade da comunidade Santa Teresinha.

30 de Março – para unidade Médica do bairro do Taíra. sob responsabilidade da comunidade Nossa Senhora da Glória.

Via Sacra: Nas quartas-feiras, os dirigentes de núcleos de famílias nas ruas deverão organizar a Via Sacra nos bairro, usando o texto que se encontra no livrinho da CF em Família.

Nas sextas-feiras, ás 20h. na Catedral, a equipe de liturgia do bairro para onde foi a caminhada pela manhã deverá dirigir a Via Sacra, que será radio-transmitida; o texto a ser usado deverá ser o da “minha semana com Deus”.

Aos domingos, ás 8h da manhã na Catedral Via Sacra, dirigida pelo ministério de música  responsável do dia, ás 18:30h dirigida pela equipe de celebração da missa das 19h e na Igreja de São Benedito, ás 19:30h dirigida pela equipe de celebração da missa das 20h. o texto usado deverá ser o da “minha semana com Deus”.

Confissões: Nas quintas-feiras, das 16hás 17h  na  Igreja de São Benedito, nas sextas-feiras durante a Via Sacra e aos sábados das 15:30h ás 18h na Catedral.

Mutirão de confissões dia 02 de abril na Catedral .

todos são convidados a assumir a prática do jejum voluntário, oração, visita ao Santíssimo, visita aos idosos, doentes, prisioneiros e a prática da caridade.

Imagens da solenidade

Missa quarta - feira de cinzas | Fotos: Joel Barros